mobilidade corporativa

A importância da mobilidade corporativa para as empresas

Alguns anos atrás eram impossível imaginar que poderíamos trabalhar para uma empresa de maneira remota.

Está presente na memória de muitos profissionais que trabalharam em grandes empresas, antes da década de 90, que para ligar e falar com um vendedor ou qualquer outro departamento era  necessário falar com uma telefonista, e ela transferia a ligação para a pessoa desejada. Isso pode parecer um tanto antigo para muitos, mas em algumas cidades do interior isso acontecia até alguns anos.

De lá pra cá, a comunicação mudou… E muito! Com a expansão da internet, na década de 90 e do surgimento dos e-mails (principal canal de comunicação empresarial) até o “boom” das redes sociais e dos aplicativos de troca de mensagens instantâneas, trouxe inúmeras e importantes mudanças para o mundo corporativo.

Hoje, sequer imaginamos viver sem tais inovações. Os ambientes de trabalho são muito mais dinâmicos e ágeis. Quem responde mais rapidamente ao mercado se torna automaticamente mais competitivo. E com todo esse desenvolvimento tecnológico houve a mobilidade corporativa, uma tendência que certamente veio para ficar.

Mobilidade Corporativa é uma tendência

Além de ser uma das grandes tendências de um novo estilo de trabalhar, ela oferece redução de custos para a empresa, aumento de produtividade e um ciclo de trabalho mais rápido e inovador e, uma melhor qualidade de vida aos funcionários.

Outra mudança que vem atrelada à mobilidade corporativa é a estrutura de TI das empresas que estão substituindo seus antigos servidores, computadores e centrais telefônicas por novas tecnologias como: Cloud Computer, PABS virtual, Redes wireless e dispositivos móveis, que acompanham os executivos em reuniões, visitas de campo ou qualquer outro lugar.

Com as novas possibilidades de acesso a internet, como redes 4G, a nova 5G, Wi-Fi, via rádio, fibra óptica, satélites entre outras, possibilita proporcionar maior mobilidade à empresa e aos colaboradores.

Esse cenário tem estimulado mais empresas a usarem a mobilidade em seus processos de negócios. Hoje, ela é ferramenta indispensável para automatizar equipes externas como por exemplo de vendas, fazer videoconferência com profissionais remotos, oferecer treinamento online para colaboradores e trazer mais velocidade nos negócios, com redução de custos.

Também não é preciso esperar que um projeto seja enviado pelo correio, já que está disponível na nuvem. Esse conjunto de soluções proporcionado pela tecnologia da informação e pela internet resulta em muito mais agilidade nos processos e uma significativa economia de recursos para as empresas.

Melhor produtividade e rendimento

Não há dúvidas de que a mobilidade corporativa traz uma conquista de espaços e melhor utilização de recursos.

Mas os benefícios ao aplicar essa forma de trabalho são bem mais amplos.

Com a ajuda da mobilidade, o profissional desempenha simultaneamente diversas tarefas e não pode ter sua atuação limitada quando está fora do escritório.

Um vendedor, por exemplo, com um Personal Digital Assistant (PDA) — que pode ser um tablet, iPad ou palmtop, por exemplo —, fazer tudo remotamente, enviando os dados diretamente para o sistema da organização, que, por sua vez, aciona automaticamente o estoque, o faturamento e a expedição.  Através de um PABX virtual recebe ligações em seu smartphone como se estive em um ramal na empresa.

Isso representa maior eficiência e ganho de produtividade.

Recursos da Nuvem

O fato das soluções oferecidas para organizações serem 100% na nuvem permite aos usuários acessar todos os seus arquivos e trabalhar facilmente, de qualquer lugar do mundo e usando diversos dispositivos.

Se você receber um e-mail, enquanto está viajando com a família, por exemplo, para resolver questões urgentes da sua empresa, como você faria? Provavelmente iria ir até em casa e abrir o computador para tentar resolver de lá, ou até mesmo ir até o escritório, para acessar algum arquivo no servidor interno. Seria o fim da viagem, não seria?

Utilizando-se de recursos tecnológicos, você poderia facilmente pegar o seu celular e responder o e-mail, criar ou atualizar um documento e compartilhá-lo, ou até mesmo desenvolver projetos completamente on-line, com várias pessoas colaborando, independentemente de onde estejam, contribuindo com desenvolvimento da empresa.

Benefícios da mobilidade corporativa

Quando uma empresa tem a cultura de trabalhar com equipes remotas e investe em estrutura para atender a mobilidade corporativa ela conquista muitas vantagens em gestão e produtividade.

Através da mobilidade empresarial, as empresas favorecem uma melhor qualidade de vida de seus funcionários e com isso extraem melhores rendimentos. Em um cenário remoto vendedores terão mais agilidade e uma equipe de suporte poderá atender os clientes em suas próprias casas.

Quando se trata de gerenciamento e gestão é ainda mais favorável para as empresas, pois, elas contarão com aplicações e recursos em nuvem que trará maior desempenho e produtividade, assim como, monitorar as ações da sua equipe de onde quer que esteja.

Por isso, com a implementação da mobilidade corporativa, você otimiza tanto o tempo de atividade quanto os recursos utilizados na sua operação, elevando a eficiência e a competitividade da empresa.

Comments:0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *