Internet Banda Larga

Internet banda larga, saiba seu funcionamento

A internet banda larga surgiu no Brasil no início do século XX e tudo começou com o projeto inovador, existente até hoje, o Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), do Ministério da Ciência e Tecnologia, ao qual conseguiu recursos para a difusão da internet Brasil.

A partir do RNP o governo abriu o backbone para fornecimento de conectividade a provedores de acesso comercial, configurando como o segundo grande passo para a implantação da internet em larga escala em nosso país, pois a partir daí as portas da grande rede começaram a ser abertas para todo o Brasil.

Com o surgimento da internet banda larga esse tipo de conexão trouxe consigo vários ganhos tecnológicos, como por exemplo, maior velocidade da internet, que hoje em dia supera, em milhares de vezes, a velocidade alcançada pela conexão discada que era usada anteriormente.

Segundo pesquisa feita pela consultoria IDC, em 2017, o total de conexões por banda larga fixa e móvel no país chegou a 42,61 milhões. No ano anterior, esses números foram de 25,82 milhões de acessos. E de acordo com o instituto de pesquisa norte-americano ComScore, estamos em quinto lugar no ranking mundial de participação na internet, perdendo apenas para China, Estados Unidos, Japão e Índia. E tudo indica que, em breve, estaremos entre os três primeiros.

Internet banda larga conecta a internet com várias tecnologias

A partir de 2005, para acessar a internet ficou cada vez mais fácil através do surgimento de novas tecnologias. A conexão com internet banda larga se expandiu no mundo e hoje é possível se conectar à internet via ADSL, Rádio, Cabo de TV, Celulares, Satélite e ainda estão surgindo novos meios.

Para você compreender mais sobre as conexões de internet banda larga criamos esse post com as tecnologias mais utilizadas para mostrar, de forma sucinta, o funcionamento desses meios

Banda Larga via ADSL

Atualmente a mais popular tecnologia de conexão à internet via banda larga é a ADSL que significa Asymmetric Digital Subscriber Line, ou “Linha Digital Assimétrica para Assinante”.

A “assimétrica” define a forma como a conexão lida com o fluxo de informações. Ou seja, a velocidade de download é maior que a de upload.

Esta tecnológica utiliza, assim como a conexão discada, a linha telefônica para se conectar a grande rede e suas velocidades são variáveis. Tem a vantagem de possibilitar ao usuário navegar ao mesmo tempo em que conversa por telefone.

Para usufruí-la você precisa de um modem externo (com ou sem fio), uma linha telefônica e também o sinal de sua operadora de telefonia fixa. Ao contrário da discada, você não pagará por tempo de acesso, mas sim uma mensalidade pelo sinal e poderá acessar a internet pelo tempo que desejar.

Conectando a internet via Rádio

A internet sem fio via rádio (transmitida através de ondas de rádio, ou seja, sem fio) é também uma alternativa para acessar internet banda larga e funciona através da repetição de sinais feita por antenas em locais estratégicos, ou seja, não usa fios.

Para receber o sinal da internet banda larga via rádio é necessário a instalação de uma antena de recepção, normalmente instalada no topo dos prédios e edifícios pois ela precisa “enxergar” a torre de transmissão. Isso proporciona ter um longo alcance sem a necessita de cabos.

É bastante popular em cidades de médio portes e pequenas no interior do país onde as grande operadoras não realizam grandes investimento. Também é utilizada por condomínios e empresas que precisam de internet dedicada.

O recebimento do sinal é feito de forma centralizada, na empresa ou no condomínio que contratou o serviço, e a partir daí a conexão poderá ser distribuída entre os diversos clientes/usuários. Isso contribui para amenizar os custos para aquisição e instalação que normalmente é alto.

Internet Banda larga a Cabo

A popularização da internet fez com que empresas que prestavam serviços de TV a cabo entrassem no ramo de internet, oferecendo o serviço de acesso a internet banda larga do mesmo modo que oferecem os canais de televisão.

Para a conexão, os usuários necessitam de um modem especial, diferente do utilizado para acesso via ADSL, que no Brasil normalmente é fornecido pela empresa.

A internet através desta tecnologia também alcança velocidades bem superiores às antigas versões de ADSL e o tráfego de dados para download e upload são praticamente simétricos perdendo para a conexão via rádio.

Internet com telefonia móvel

Assim como a internet a rádio, ela funciona sem a necessidade de fios. Geralmente é oferecida por empresas de telefonia celular.  Por se tratar de uma tecnologia móvel, é possível que as empresas façam a distribuição do sinal, visto que já contam com a infraestrutura necessária.

As redes de telefonia celular 3G e 4G permitem acesso sem fio e de alta velocidade aos computadores e também aos dispositivos móveis, como os Smartphones. Essa tecnologia chegou ao Brasil em 2007 e vem se expandindo (ainda que os preços sejam um pouco inacessíveis para o bolso do brasileiro).

A corrida para a quinta geração de tecnologia móvel (5G) já começou no mundo. Fabricantes de chips, de redes e de smartphones vêm pesquisando para garantir mais velocidade para a conexão à internet não apenas de celulares e computadores, mas também para outros equipamentos, na nova fronteira da internet das coisas.

Para saber se a internet banda larga que está chegando na sua casa corresponde à velocidade que você contratou com a operadora, é muito importante fazer um teste de conexão.
Acesse aqui, para você realizar o teste de velocidade de forma fácil, rápida e gratuita.

Se você pretende utilizar a internet para sua empresa recomendamos contratar uma internet dedicada.

A Internet Dedicado garante 100% da banda contratada para upload e download. Bem diferente da Banda Larga compartilhada que garante apenas 10%.

Saiba aqui a diferença básica entre os serviços oferecidos pela internet dedicada e a banda larga convencional.

Comments:0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *