Monitoramento de redes

Monitoramento de rede, cuidados que precisamos tomar

O monitoramento de rede é uma das prioridades da TI

Não importa o tamanho da sua empresa, ter um monitoramento de rede é importantíssimo e essencial para evitar diversos problemas. A rede deve funcionar de forma satisfatória para que todos os colaboradores consigam exercer suas funções.

Já a equipe de TI fica atenta no monitoramento da rede para conseguir prestar contas, apresentar indicadores e relatórios para empresa. Além de apresentar o desempenho e capacidade da infraestrutura, justificando investimentos e custos fixos desse monitoramento.

Para que o sistema de monitoramento previna interrupções que prejudiquem a utilização da rede pelos usuários, um acompanhamento de perto da equipe de TI precisa ser realizado.

Neste artigo vamos entender a importância do serviço de monitoramento de rede.

Atento a tudo

Você já imaginou se sua empresa apresentar alguma falha na rede durante a noite? Caso a infraestrutura da empresa seja monitorada, um profissional poderá resolver o problema de forma rápida.
Quando uma empresa realiza o serviço de monitoramento de rede, os funcionários responsáveis pelos processos de TI sempre são informados sobre possíveis falhas por meio de alertas de e-mail pré-programados, notificações visuais ou dashboards da saúde da rede. Isso faz com que a equipe fique sempre atenta a tudo que acontece na rede. A partir de qualquer lugar, ela pode atuar de forma mais ágil, caso algum problema ocorra.

Correções ágeis

Problemas podem surgir a qualquer momento, no entanto, o monitoramento da rede também torna a correção dos problemas mais rápida. Por isso da importância do monitoramento. Com ele é possível identificar qual dispositivo pode estar causando a falha, reduzindo o tempo necessário para identifica-lo e solucioná-lo.

Identificando tendências

Ao longo dos anos, a rede de uma empresa pode apresentar diversos problemas de forma isolada. Caso eles não sejam analisados com cuidado, algumas tendências importantes podem passar despercebidas pela equipe de TI. Com uma ferramenta de monitoramento, os profissionais são capazes de identificar padrões nas falhas e consequentemente entender como está a saúde da rede para definir ações de melhoria.

Facilitar Visualização

Monitorar a rede com ferramentas voltadas para facilitar a visualização de desempenho do sistema e seus pontos críticos, ajuda a equipe de TI a explicar alguma questão técnica à alta gestão da empresa. Assim, facilita a comunicação e favorece a tomada de decisão não somente da equipe de TI como também dos proprietários/gestores do negócio.

Comments:0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *