Armazenar dados na nuvem

Armazenar arquivos na nuvem é seguro

Armazenar arquivos na nuvem cresce no Brasil

Armazenar arquivos na nuvem se tornou uma tecnologia bem usada por muitas empresas pela sua questão de segurança. Ela é uma forma de armazenar dados fora do computador sem precisar de periféricos. Ou seja, sem HD externo, pendrive, ou uma rede que ligue todos os computadores que terão acesso ao conteúdo arquivado.

Desta maneira o usuário manda os arquivos para um sistema operacional online. Assim, é possível acessá-los de qualquer lugar, desde que se tenha acesso à internet.

Para empresas, é possível gerenciar o sistema para que mais de uma pessoa tenha acesso aos mesmos arquivos e consigam editá-los simultaneamente.

Apesar de já estar no mercado há um bom tempo, armazenamento de arquivos na nuvem ainda sofre certo tipo de preconceito quanto a sua funcionalidade e, principalmente, quanto à segurança.

Armazenar arquivos na nuvem não depende de Hardware específico

Armazenar arquivos na nuvem facilita a vida de muitos. Para quem já perdeu um arquivo seja em um celular, computador, tablet ou outro dispositivo eletrônico, sabe a dor de cabeça que isso dá para tentar recuperar. Mas nem sempre é possível .

Com o armazenamento na nuvem, os arquivos não dependem de um hardware específico e eles podem ser acessados por meio de vários dispositivos, desde que tenham acesso à internet. Problemas comuns com hardware não afetam seus arquivos armazenados na nuvem.

Outra característica que representa a segurança desse tipo de sistema é a o salvamento automático, dispensando os backups manuais – que eventualmente podem ser esquecidos.

Armazenar arquivos na nuvem  permite o controle de usuários

Armazenar arquivos na nuvem  é possível gerenciar e controlar o acesso de usuários aos arquivos, liberando-os de acordo com sua função e responsabilidade na empresa. Desta forma não é necessário ter medo que alguma informação sigilosa da empresa caia em mãos erradas.

Estar sempre de acordo com a regulamentação vigente

Como administrador de sua conta, você se torna o único responsável pela segurança, integridade e a confidencialidade de seus próprios dados. Desta maneira, as fornecedoras de serviço na nuvem garantem total segurança dos dados armazenados nela.

Mantenha o arquivamento fracionado por diversos servidores

Manter o arquivamento fracionado por diversos servidores dificulta o acesso de hackers no armazenamento. Desta forma, mesmo com chances remotas, se um servidor for invadido por hackers, a informação contida naquele servidor é apenas uma fração do arquivo e que fica sem significado por não ter a outra parte. É como um quebra cabeças; se o hacker consegue acessar apenas uma peça, não servirá para nada.

A importância da Criptografia

Enviar documentos já criptografados para a nuvem é muito importante para manter a segurança dos seus arquivos. Isso dificulta o acesso às suas informações no processo de transmissão para os servidores.

Verificação em duas etapas

Além da senha padrão, o sistema na nuvem oferece uma segunda senha que será enviada para o seu celular cadastrado. Para acessar os dados será exigido um nome de usuário, uma senha e um código único enviado no momento do acesso por mensagem via SMS, aplicativos, entre outros.

Armazenar arquivos na nuvem  e recuperação de dados

Quando falamos em armazenar arquivos na nuvem pode surgir à pergunta, posso perder algum documento que fiz arquivamento na nuvem?

É praticamente impossível você perder um documento guardado na nuvem. Mas mesmo que isso venha acontecer devido a alguma catástrofe digital, é possível recuperar seus dados. Isso graças ao backup automático que o fornecedor do serviço possui.

Armazenar arquivos na nuvem  é ter vida longa aos seus arquivos

Armazenar arquivos na nuvem garante a segurança de seu arquivo por tempo indeterminado. Caso a empresa prestadora do serviço vier a falir, ou até mesmo ser comprada por outra, você tem total liberdade e disponibilidade de realizar a chamada portabilidade.

Percebeu como armazenar arquivos na nuvem é seguro?

 

Comments:0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *