outubro rosa

Outubro Rosa saiba o que é e sua importância

Autoexame e a mamografia são importantes para o diagnóstico precoce do câncer de mama

Durante o mês de outubro, todos nós abraçamos a campanha “Outubro Rosa”, que vira o foco das atenções no combate ao câncer de mama. E nós, da TMC Telecomunicações fizemos uma importante pesquisa para listar notícias importantes, da prevenção ao tratamento da doença.

Desde a década de 1990, quando nasceu o movimento Outubro Rosa, a data é celebrada anualmente para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Seu principal objetivo é compartilhar informações sobre a doença, promover a conscientização sobre o câncer de mama, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Com exceção dos tumores de pele, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. E, apesar dos avanços na medicina e automaticamente as melhorias recentes no tratamento, é inegável que as brasileiras ainda passam por grandes desafios contra essa doença.

Daí vem a grande importância de valorizar a campanha Outubro Rosa.

Durante o movimento, são promovidos debates e apresentações sobre o tema. Além da produção de materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

Entre as diversas informações estão a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas; informar que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos; mostrar a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica; esclarecer os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento; informar que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias, entre outras.

Em uma pesquisa na internet, localizamos uma publicação da Editora Abril com o tema  “Outubro Rosa 2018: mensagens importantes sobre o câncer de mama” rica em informações importantes sobre o câncer de mama, desde a prevenção ao tratamento, passando pelas fake news!

Boa Leitura!

Comments:0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *