Internet

Internet e seu controle no ambiente de trabalho

Internet no ambiente corporativo

A internet dentro das empresas  já deixou de ser uma questão de luxo e se tornou uma realidade. Não importa o tamanho do seu negócio, muitos deles utiliza a internet de modo parcial ou totalmente.

Desta forma ajuda a aumentar a integração entre a organização, clientes e parceiros comerciais de qualquer empresa. No entanto, se não for usada de maneira equilibrada por parte dos colaboradores da empresa, pode ocasionar prejuízos.

Principalmente quando falamos de tempo. Algo que não pode ser desperdiçado nos dias de hoje.

Internet e desperdício de tempo

A internet sem controle pode causar no desperdício de tempo utilizando de forma inapropriada ao gerar atividades improdutivas. Um dos principais problemas da atualidade é a falta de tempo.  E como muitos dizem, tempo é dinheiro. O que impacta drasticamente no desempenho de funcionários, ampliando também a possibilidade de ocorrências de outros eventos que podem comprometer a segurança do ambiente corporativo.

Uma das saídas é implantar soluções para controle da internet.  Mas o primeiro passo é estabelecer regras para o uso dela.

Internet e Políticas para  uso 

Embora o uso da rede seja extremamente necessário para os negócios. A utilização de alguns sites e aplicativos pode ocasionar a redução da produtividade da equipe de trabalho. Além disso pode comprometer a segurança em ambiente corporativo.

O acesso livre da rede possibilita que funcionários invistam seu tempo em páginas de entretenimento como jogos virtuais, salas de bate-papo e redes sociais pessoais. Todos estes sites causam dispersão e diminuem o foco no trabalho.

Para evitar a má utilização deste recurso, a empresa deve estruturar uma política de uso, com diretrizes claras para seu uso em ambiente corporativo. As diretrizes são altamente relevantes no processo de controle dela, servindo como referência para conduta dos colaboradores e evitando até uma demissão por justa causa.

Internet e seu controle  

A alternativa para muitas empresas para garantir a conformidade das políticas no dia a dia da organização é a implementação de um serviço de proxy web.

O proxy web auxilia no controle da internet, através do protocolo HTTP, sendo responsável pela gestão de acesso a sites e outras aplicações baseadas neste protocolo.

O serviço de proxy web permite que a empresa gerencie os acessos de colaboradores, tendo por base URLs, horários, grupos de usuários, além de outros níveis de controle. Com a implantação do serviço é possível ter acesso a relatórios detalhados de navegação. Isso inclui tempo de navegação, sites mais acessados, além de outras funções.

E como é feito na sua empresa? Tem controle de acesso a internet?

Comments:0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *