alumínio

Alumínio aumenta alcance do sinal Wi-Fi

Alumínio mostra eficiência, diz pesquisas

O alumínio foi bastante usado há alguns anos atrás por muitas pessoas. Elas colocavam palha de aço em suas antenas de TV para melhorar o sinal. Você era dessa época? Nessa mesma linha, pesquisadores usaram a mesma teoria para os roteadores de sinal do WI-FI.

E também apresentou ser bem útil. Desta forma eles aprimoraram o sistema. Então, vamos entender mais como isso funcionava no passado e como funciona no presente. Confira.

Alumínio na antena da TV

A lã de aço é um material não-degradável, constituído por conjunto de linhas de aço muito finas e entrelaçadas. É muito usado por donas de casa ao realizar acabamento e polimento de objetos de alumínio ou metal, bem como em limpeza doméstica.

E também foi usada na captação do sinal da antena. Certa vez, o engenheiro elétrico Renato Giacomini comentou na revista Super Interessante sobre esse funcionamento.

O aço, como material condutor, altera o perfil das correntes elétricas no interior da antena. Quando a palha metálica é colocada na ponta dessa vareta, ele passa a captar os sinais transmitidos em todas as direções.

Dessa forma, uma antena não alinhada pode repassar sinais mais completos – enquanto uma antena alinhada acabaria sofrendo interferências indesejáveis, fazendo a recepção perder qualidade.

Alumínio e sinal do WI-FI

O alumínio pode aumentar o alcance do sinal de Wi-Fi. Essa é a comprovação que cientistas da Universidade de Dartmouth, nos Estados Unidos, mostraram em suas pesquisas.

Por isso eles criaram um refletor de sinal plástico coberto com papel alumínio. Esse refletor de sinal Wi-Fi é produzido em um software que eles criaram e chamaram de WiPrint.

Wiprint: Como funciona

O wiprint faz um controle judicioso da cobertura sem fio. Ele melhora a recepção do sinal, reduz a interferência prejudicial e aumenta a barreira para atacantes mal-intencionados. Os métodos existentes são caros, vulneráveis ​​a ataques ou difíceis de configurar.

Apresentamos uma abordagem de baixo custo, segura e fácil de configurar que usa um refletor fabricado em 3D de fácil acesso para personalizar a cobertura sem fio.

Com entrada na configuração de ambiente de grão grosseiro e cobertura preferencial (por exemplo, áreas com sinais a serem fortalecidos ou enfraquecidos), o sistema calcula uma forma de refletor otimizada adaptada ao ambiente dado.

O usuário simplesmente 3D imprime o refletor e coloca-o em torno de um ponto de acesso Wi-Fi para perceber a cobertura do alvo. Realizamos experimentos para examinar a eficácia e os limites dos refletores otimizados em diferentes configurações internas.

O que vocês acharam da nova pesquisa? Já usaram alumínio para melhorar o sinal da sua TV?

Comments:0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *