automação residencial

Automação residencial cresce no mundo

Automação residencial se tornará cada vez mais comum

Automação residencial veio para facilitar a vida de muitos. Antes não podíamos imaginar ter a iluminação controlada por smartphones, ar-condicionado ser acionado a quilômetros de distância entre outras facilidades. No entanto, agora tudo é real.

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside) apontam que o mercado global de automação tem projeção de crescimento anual de 11,36% entre 2014 e 2020. Estima-se que, no Brasil, 300 mil casas possuem automação.

Um potencial de crescimento para milhões de casas.  Separamos nesse artigo alguns detalhes sobre a automação residencial, suas facilidades e seu preço.

Automação residencial e sua história

A automação residencial é originária da automação industrial que teve nos dispositivos CLPs (Controladores Lógicos Programáveis), datados da década de 60, uma grande revolução, graças aos avanços da microeletrônica.

Mesmo com anos de existência, a tecnologia de automação de sistemas residenciais vem se popularizando recentemente.  Apenas nas últimas duas décadas, que as casas inteligentes expandiram seu mercado, associado ao crescimento da tecnologia wireless. Isso mostra a evolução, antigamente eram usados os complexos sistemas cabeados.

Com isso o valor caiu bastante, tornando cada dia mais acessível.

Automação residencial e valores

As casas inteligentes evoluíram muito de um tempo pra cá. Os antigos sistemas eram de automação cabeada, em sua maioria – tinham alto custo de instalação para o cliente, limitando o acesso e se tornado apenas para casas de alto padrão.

Hoje, o perfil de consumidores leva em conta novos fatores, com uma preocupação muito maior pela origem e desempenho de seus produtos.

Com o surgimento da automação wireless, o custo para aquisição de casas inteligentes é muito mais acessível.

O custo de automação varia de empresa para empresa, no entanto seu valor estimado é de R$ 10 mil reais.  Tudo vai depender da sua residência e seus aparelhos.

Existem mercados indiretamente ligados a automação que podem ser explorados pelos seus serviços. O leque é ampliado ao cliente poder gerenciar câmeras, alarmes, iluminação, climatização, áudio e vídeo, cortinas motorizadas entre outros produtos.

E você, o que achou de ter uma casa automatizada?

 

Comments:0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *