wifi

Usar a rede pública de wi-fi sem riscos

Usar a rede pública de wi-fi com segurança

Usar a rede pública de wi-fi gratuita se tornou indispensável para os internautas.  Elas estão distribuídas em vários lugares, como hotéis, shoppings, cafeterias, aeroportos e até dentro de ônibus de viagem. Está cada dia mais fácil ler a seguinte placa “Wi-Fi Grátis”.

Com o wi-fi aberto ao público, seus dados podem estar desprotegidos, correndo o risco de serem interceptados por alguém. No entanto devemos ficar atentos a certos detalhes para não colocarmos em risco nossa segurança e a dos nossos dados. Separamos algumas dicas que podem ajudar ao usarmos uma rede de wi-fi pública.

Usar a rede pública de wi-fi com uma conexão segura

Uma dica básica é identificar se o site é seguro ou não. Ao lado esquerdo da palavra ”https”, no endereço (URL), observe se há um pequeno símbolo de cadeado. Se o ícone de cadeado verde estiver na barra de navegação, o site é real.

Não saia digitando sua senha sem antes conferir esse detalhe. Vale destacar que mesmo que o site esteja seguro, suas informações ainda podem estar vulneráveis.

Mantenha atualizado

Para garantir mais segurança no smartphone, especialmente, é importante ter sempre a última versão dos aplicativos e do sistema operacional.  Os fabricantes costumam lançar novas versões para corrigir falhas descobertas nas versões anteriores. Fazer atualizações em redes públicas de internet é bem perigoso.

Já para evitar roubos de contas, ative o recurso de verificação em duas etapas em suas redes sociais, sites que usam logins e serviços de e-mail. Com esse procedimento, além de informar o nome de usuário e senha, é preciso utilizar informações adicionais, como códigos enviados para dispositivos móveis e celulares por SMS.

Downloads gratuitos

“Downloads gratuitos” são os termos de pesquisa mais propensos a conter vírus. Fique atento com qualquer conteúdo que ofereça download de arquivos antes de ser solicitado. Nos dispositivos móveis é importante sempre baixar jogos e aplicativos de sites e lojas oficiais.

Mas principalmente em uma rede segura. Nunca coloque suas informações confidenciais como lista de contatos e mensagens se não estiver usando uma rede segura.

Não caia nessa

É recomendável sempre buscar diretamente o site oficial do conteúdo. Ofertas imperdíveis e produtos que oferecem benefícios fabulosos com pouco ou nenhum esforço são usados como iscas para golpes.

Suspeite de e-mails mal configurados, mesmo vindos de remetentes conhecidos, e nunca clique em links recebidos por e-mail. Cada detalhe é importante para fazer a diferença. Não caia nessa armação dos ladrões online.

E aí, essas dicas ajudou você a usar de forma segura a rede de wi-fi gratuita?

Comments:0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *