Transformação digital e a nova profissão

A transformação digital exige um novo profissional

O foco nas iniciativas de transformação digital nunca foi tão grande.

As organizações estão cada vez mais procurando garantir que suas estratégias de negócios sejam sustentadas pelas tecnologias corretas e que a falta de maturidade digital não as impede de tomar decisões de negócios importantes.

Segundo a Gartner, os CEOs esperam que sua receita digital aumente em mais de 80% até 2020, enquanto a IDC espera que a porcentagem de organizações com iniciativas de transformação digital cresça de 22% hoje para quase 50% nos próximos quatro anos.

Atualmente inúmeras indústrias estão solicitando a criação de um novo cargo de alto nível, o CDO (Chief Digital Officer), um evangelista de transformação digital que se responsabilizaria por tudo relacionado ao universo digital.

Embora a transformação digital seja um ponto importantes para trazer melhores resultados para as empresas, abre-se um debate interessante.

Será que as organizações realmente precisam de uma figura separada para liderar com o processo de transformação digital e como fica a posição do CIOs (Chief Information Officers)?

Uma transformação desafiadora

O foco na transformação digital é, em muitos casos, alimentado por preocupações de que as empresas não estão respondendo aos desafios do mercado com rapidez suficiente e, portanto, perdendo oportunidades apresentadas por uma economia digital em rápido crescimento.

Portanto, os pedidos de indicação de um CDO geralmente resultam da insegurança sobre o futuro digital de uma empresa.

Não é de admirar que a contratação de um guru digital, focado unicamente em conduzir a maturidade digital das organizações, pareça uma discrepância.

Mas os CIOs não são aqueles que deveriam estar pensando em como usar melhor a tecnologia e as informações para melhorar o atendimento ao cliente, gerar mais receita e abrir novos mercados? Em teoria, sim.

Na realidade, nem todos os CIOs operam dessa forma ou, de fato, possuem os recursos que lhes permitiriam enfocar iniciativas de transformação digital. Adicione a isso o fato de que muitas organizações de médio porte podem nem ter um CIO e a confusão aumenta.

Portanto, essa ruptura digital vai além da tecnologia, pois, a transformação digital abrange a estratégia de negócios, o gerenciamento de processos e a cultura da empresa, ela geralmente representa um desafio significativo para as organizações.

As organizações precisam criar nova estrutura de governança que permite às empresas mitigar os riscos envolvidos com a inovação, projetar novos modelos operacionais que aproveitem ao máximo as tecnologias emergentes, o gerenciamento de fornecedores e encontrar e gerenciar os talentos certos para realizar o trabalho, que não acabariam à responsabilidade do CIO.

Fazendo a escolha certa

Além disso, as organizações geralmente ficam confusas sobre quem deve ser proprietário de projetos digitais – o departamento de TI, o marketing, uma equipe digital dedicada ou uma equipe mista de toda a empresa.

Em tais cenários, adicionar um CDO ao mix de gerenciamento faz todo o sentido.

Um CDO separado poderia dar ao CIO um espaço respiratório muito necessário e ajudar a organização a focar em iniciativas digitais. Ele ou ela apoiaria o CIO na comunicação do valor do digital para o resto do C-suite e ajudaria a inspirar confiança nas ambições digitais da empresa.

Em outras empresas, onde o CIO tem um papel mais amplo, a função poderia ser fornecida pelo CIO ou incorporada em uma função de CIO / CDO em uma pessoa no futuro. Em muitas organizações de médio porte, onde o papel do CIO pode não existir, colocar um foco na condução digital em toda a organização, em vez de dar essa responsabilidade a uma pessoa, pode fazer mais sentido.

Uma coisa é certa, a contratação de um CDO apenas como um exercício de marcação de caixa não promove a transformação digital da empresa e pode fazer mais mal do que bem. O maior erro a evitar é isolar o CDO ou tratar suas responsabilidades como separado do resto da organização.

Para que a transformação digital aconteça, é crucial que os CDOs trabalhem de mãos dadas com os CIOs, impulsionando a liderança digital do topo e de todos os departamentos, projetos e equipes.

Em última análise, a necessidade de um CDO separado se resume ao tipo de organização e ao tipo de CIO atualmente em vigor, mas uma coisa permanece clara, uma nova injeção de “know-how” digital, se bem pensada, nunca é uma estratégia ruim para empresas que querem investir em transformação digital.

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