Cloud computing ameaça CIO

Cloud Computing é uma ameaça aos CIOs

Profissionais de TI precisam ficar em alerta com a Cloud Computing.

No passado, ter um bom suporte tecnológico para as atividades empresariais significava investir em parques tecnológicos robustos com infraestrutura de TI de alta performance, o que limitava a modernização de pequenas e médias empresas.

Com a Cloud Computing muitas empresas começaram a aderir esse modelo e com isso os CIOs começaram a sofrer ameaças de desaparecer do organograma das empresas caso não se reinventarem.

O consumo de TI por meio desse serviço está sendo considerada a principal causa para a redução significativa da importância dos CIOs, revela um estudo publicado pela Getronics, intitulado “The changing role of the CFO”. Essa é, pelo menos, a conclusão de um em cada cinco (17%) dos 203 CFOs entrevistados na Inglaterra para o estudo.

Empresas buscam soluções de Cloud Computing

A mudança de paradigma é atribuída, principalmente, ao modelo de negócio de TI e ao consumo de tecnologia, ambos em mudança acelerada. O crescimento da oferta dos serviços na nuvem e o modelo de pagamento por uso são fenômenos que conduzem, ao que parece, ao desaparecimento do CIO como gestor e responsável por sistemas que podem deixar de existir na empresa.

A maioria dos executivos entrevistados também acredita que o papel da tecnologia na empresa é cada vez mais uma “utility” e, portanto, mais relacionada com o departamento financeiro e econômico do que com o departamento técnico.

O estudo não esquece que as soluções atuais de TI, na sua grande parte, não agregam valor ao negócio ou constituem um valor diferencial no que diz respeito à sua competência, ambos aspectos que são fundamentais na atual crise econômica e de competência global.

Departamento financeiro é responsável pela TI

Assim, os resultados fazem vislumbrar uma tendência para a fusão dos departamentos de TI e financeiro, com os diretores financeiros a assumirem a maior parte das responsabilidades e das decisões relacionadas com a tecnologia.

A este respeito, quatro em cada 10 executivos ouvidos pela pesquisa acreditam fortemente que o CIO estará sujeito às decisões econômicas, acima das técnicas. Mais de metade também assegura que haverá uma integração entre TI e finanças que irá limitar as capacidades tecnológicas para alcançarem maiores economias para o negócio.

Por outro lado, cerca de um quinto das empresas, ou seja 20%, dizem usar serviços de cloud computing, pelo menos como suporte para outros sistemas de TI. A reputação dos serviços em nuvem também está associada a uma mudança positiva para o negócio, responderam 64% dos entrevistados.

É aconselhável que os CIOs se reinventem e isso pode estar atrelado à necessidade de acompanhar as transformações digitais que está bem acelerada atualmente com a nova tecnologia da cloud computing.

Comments:0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *