firewall

Firewall, a tecnologia que mais cresce no mundo

Firewall e suas gerações

Firewall pode ser um hardware, software ou ambos. Essa ferramenta de segurança vem crescendo e evoluindo com o passar dos anos. Essa é uma tecnologia que mais cresce no mundo. Esse dispositivo de segurança monitora o tráfego de rede de entrada e saída e decide permitir ou bloquear acessos.

Mesmo com tanta evolução, ainda há diversas dúvidas sobre os tipos utilizados dessa ferramenta. Separamos alguns modelos para você entender melhor.

Firewall de Proxy

Firewall de proxy é um dos primeiros tipos de segurança. Ele funciona como a passagem de uma rede para outra de uma aplicação específica.

Tradicional

O Firewall tradicional também é conhecido como inspeção de estado. Ou seja, ele permite ou bloqueia tráfego de acordo com o estado, a porta e o protocolo.

Ele também faz o monitoramento de toda atividade, desde o momento em que uma conexão é aberta até a hora que ela é fechada. Tudo vai depender de como a equipe de TI definiu as filtragens.

Gerenciamento unificado de ameaças (UTM)

O UTM, mais conhecido como Gerenciamento Unificado de Ameaças concentra-se em simplicidade e facilidade de uso. Geralmente esse dispositivo combina as funções de um firewall com inspeção de estado e prevenção contra intrusões e antivírus. Além de incluir serviços, como o gerenciamento em nuvem.

Próxima geração (NGFW)

Esse é mais conhecido como o mais moderno e avançado da atualidade.

O firewall de próxima geração tem a função desbloquear ameaças modernas, como malware avançado e ataques na camada da aplicação.

Além do mais, é possível contra atacar rapidamente a ataques com uma automação de segurança inteligente.  Desta forma fica mais fácil analisar e realizar limpezas a qualquer ameaça.

E você, já sabe qual sistema de segurança enquadra o perfil da sua empresa?

Comments:0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *