via radio

Internet via rádio: As vantagens desse modelo

Internet via rádio chega aonde às outras não chegam

Internet via rádio está se tornando a solução de muitas empresas. Mesmo em grandes cidades, a disponibilidade de conexões via cabo pode não ser satisfatória – um problema, sobretudo, para quem depende da internet em seus negócios. Mas essa não é a única forma de se conectar a rede. Há outro meio disponível: a internet via rádio.

A maioria das pessoas sabe muito pouco a respeito desse serviço e suas aplicações. Em função do desconhecimento, várias informações erradas são difundidas. Descartar essa tecnologia sem ao menos entender seu funcionamento pode significar a perda de ótimas oportunidades.

Então, confira seis vantagens desse modelo e saiba como ele pode ser útil em grandes cidades.

Internet via rádio, a melhor alternativa até mesmo em grandes cidades

 Detalhe importante é que a internet via rádio chega onde a rede cabeada está saturada. Diversas cidades com grandes centros comerciais passam a utilizar internet via rádio.

Em determinado período, a rede cabeada (seja de fibra óptica ou não) não suporta mais a demanda de tráfego de dados. Nesse caso, deve-se expandir a malha de cabos.

No entanto, nem sempre existe a possibilidade de expansão, principalmente pela grande quantidade de cabos necessários em um pequeno espaço físico.

Internet via rádio, a modalidade que dá certo

Nessa modalidade, o sinal de internet é recebido por meio de uma antena, normalmente fixada no topo da construção. Ele passa por um cabo de recepção e chega até um modem, e então o sinal fica disponível para utilização.

Dessa forma, vai além do convencional.

Chega onde as outras não chegam

A internet via rádio pode chegar onde a internet cabeada comum não consegue, como locais afastados e de difícil acesso. E hoje não tem como não ficar conectado, principalmente e lugares a rede das grandes operadoras de internet ainda não está disponível.

Em bairros afastados, cidades vizinhas ou mesmo em regiões de difícil acesso acabam ficando sem possibilidade de conexão com a internet. Mas agora isso mudou.  A internet via rádio utiliza comunicação sem fio.

Isso faz com que organizações potencialmente isoladas do mundo virtual tenham acesso de qualidade à rede. Tudo isso sem complicação. Basta que haja possibilidade de alinhamento entre a antena transmissora mais próxima e o cliente em potencial.

Não está atrelada à TV e rede telefônica

A maioria dos serviços de internet é vendida em pacotes, ou nos famosos “combos”. Isso inclui telefone, TV por assinatura e junto a internet.

Nem sempre o contratante tem interesse em utilizar todos esses serviços, querendo apenas a conexão de internet.

Na internet via rádio o cliente não é obrigado a aderir diversos serviços, o cliente contrata apenas o link de internet e, consequentemente, paga somente o valor referente a ele.

Qualidade

A internet via rádio pode ser um sistema bastante robusto e oferecer altas velocidades, suprindo as necessidades dos clientes.

Porém, o padrão da conexão depende bastante da qualidade dos serviços prestados pela empresa fornecedora do link. A instalação do enlace, por exemplo, é fator fundamental para a qualidade do serviço.

Caso a antena receptora não seja rigorosamente alinhada à antena transmissora, a intensidade do sinal será prejudicada. A antena deve ser bem fixada para não ser movida pelos ventos.

Com uma instalação bem-feita e realizando a configuração dos equipamentos de forma correta, o serviço é bastante satisfatório.

 Custo-benefício

A internet via rádio possui uma relação de custo-benefício superior aos outros modelos sem fio disponíveis no mercado.

Se você está começando uma nova empresa e precisa contratar um link de internet, pode acontecer de não haver cabeamento disponível em sua região. Nesse caso, existem poucas alternativas a seguir: internet via 3G (ou 4G), via satélite ou via rádio.

A conexão via satélite entrega velocidades de download bastante altas, porém é um serviço muito caro.

Já a conexão de internet que utiliza a rede 3G não possui grandes velocidades e, ainda assim, é oferecida a preços bastante elevados. No caso do 4G, as velocidades são maiores, porém os preços também são altos e a disponibilidade é muito limitada.

Enfim, caso sua empresa necessite de internet com conexão sem fio, com certeza o melhor custo-benefício será encontrado na internet via rádio.

Ficou interessado? A TMC oferece serviços de internet via rádio! Acesse nosso site e conheça mais.

 

Comments:0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *