segurança da informacao

Segurança da Informação para empresas

Segurança da informação é uma preocupação de todos empresários

Segurança da informação é primordial para as pessoas e principalmente para os empresários nessa era digital. Devido ao crescimento de ataques cibernéticos, a segurança de diversos setores é assunto que precisa fazer parte das estratégias das empresas.

No ambiente empresarial, as informações devem ser tratadas com uma importância ainda maior.  No entanto, é comum valorizar elas somente quando estão em risco ou são comprometidas.

É importante pensar na prevenção antes mesmo que haja um problema, mas afinal, porque realmente é tão importante proteger as informações de uma empresa?

Segurança da informação e sua importância

Todas as empresas, seja de pequeno ou grande porte, possuem informações sigilosas, como documentos que precisam ser mantidos protegidos. Além de contato de clientes, fornecedores, cotações de produtos e serviços, comprovantes e impostos já pagos, entre outros.

Ao lembrar que uma informação em mãos erradas pode trazer muito prejuízo para qualquer empresa.

Segurança da Informação e seus incidentes

Uma análise da PWC sobre ataques virtuais, constatou que o número de incidentes registrados em empresas brasileiras saltou de 2.300 em 2014 para 8.700 em 2015. Em 2015, o valor médio do prejuízo financeiro relacionado a problemas de segurança foi de R$ 9 milhões, segundo a pesquisa.

Que também mostrou que no Brasil a maior parte dos incidentes tem origem nos próprios colaboradores das empresas, representando 41%, acima da média mundial de 34%.

Além disso, no Brasil, a instabilidade política e econômica deu origem a uma onda de incidentes cometidos por hackers. No ano passado, diversos sites do governo ficaram fora do ar durante as Olimpíadas devido a ações do grupo Anonymous.

Globalmente, distensões geopolíticas aumentam os riscos potenciais de ataques.

O setor mais visado pelos hackers motivados por ideologia é o da indústria Automotiva (23%) e a Financeira (21%). Já os governos de países têm como alvo prioritário industrias do setor de Mídia & Entretenimento (17%). E 15% dos ataques de terroristas se concentraram no setor Aeroespacial & Defesa.

No caso da indústria de entretenimento e mídia (17% dos ataques globais) e óleo e gás (13%), o principal autor são governos de países.

Antivírus e acesso a internet

A segurança de informação deve utilizar sistemas de prevenção ou detecção de vírus, mais conhecidos antivírus. Para isso, podem ser utilizadas soluções gratuitas como AVG ou Avast, ou soluções pagas como KasperskyBitdefender,  McAfee. O mais importante é que o antivírus esteja sempre atualizado e devidamente configurado, para que evite a instalação de vírus e identifique qualquer ameaça.

Também é fundamental a utilização de serviços para segurança e gestão do acesso à internet, que permitem um controle eficiente do que pode ou não ser acessado na rede e impedindo o acesso por parte dos usuários a sites nocivos.

Uma das soluções tradicionais de servidores com proxy/firewall, soluções de UTM ou appliance, até soluções mais modernas baseadas em nuvem que permitem a implementação e gerenciamento desses serviços de forma simplificada e com menor custo operacional e financeiro.

Podemos perceber que se manter protegido na internet não é uma tarefa simples, é preciso comprometimento com a segurança. Lembre-se: Segurança é tudo. E você, como protege sua empresa?

Comments:0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *