pabx virtual

O que é PABX Virtual?

Um sistema PABX Virtual, também conhecido como PABX na nuvem, é um sistema de centrais telefônicas construído, entregue e gerenciado por um provedor de serviços terceirizado que é totalmente gerenciada, armazenada e mantida na internet através de tecnologia de computação em nuvem, ao invés de um equipamento físico no local.

Assim como todas as tecnologias da nuvem esse sistema também depende da Internet na qual os dados são armazenados e transferidos pela Internet, e não em um computador ou peça de hardware que um usuário final possui.

Por tanto, para implantar um PABX Virtual em sua empresa é necessário uma conexão com a Internet e possuir um sistema de VoIP ou outro sistema IP em vigor. A TMC Telecomunicações é um provedor de serviços de VoIP e internet de altíssima qualidade que poderá suprir as necessidade da sua empresa com soluções personalizadas de PABX Virtual.

Esse sistema de telefonia virtual geralmente fornece os mesmos recursos e serviços que um sistema tradicional de troca de ramais privados, mas sem a necessidade de criar e gerenciar um sistema de PABX interno. O provedor de serviços, como a TMC Telecomunicações, que também é um provedor de serviços de Internet, cria e hospeda o sistema de PABX em seu servidor na nuvem.

Com o PABX Virtual da TMC Telecomunicações sua empresa contará com uma central telefônica atualizada e eficiente que integra os conceitos de telefonia convencional com o que há de mais avançado em tecnologia IP, oferecido e projetado de acordo com as necessidades de sua empresa.

Basicamente o sistema funciona de maneira simples onde o PABX Virtual se conecta ao sistema telefônico do cliente através de redes baseadas em IP e ou da Internet. Quando uma chamada é recebida, o PABX Virtual roteia essa chamada para o cliente correspondente. Da mesma forma, o cliente pode se conectar ao PABX Virtual usando telefones com sistema VoIP para fazer uma chamada. Aqui você pode entender como é o funcionamento de PABX Virtual.

Como era antes do PABX Virtual

Antigamente, empresas com vários telefones e muitos funcionários só funcionavam com uma central telefônica ao qual era necessária uma telefonista para transferir as ligações telefônicas, sejam elas internas ou externas. Depois de algum tempo é que surgiu o PABX onde as ligações começaram a ser transferidas automaticamente, sem um operador, mas implantar essa tecnologia era cara e complicada (os mais baratos estão em torno de US$ 400). E se uma empresa precisasse mudar para um novo local, ou adicionar ou remover uma linha telefônica, o processo se tornava complicado, caro e demorado.

Central telefônica - TMC Telecomunicações
Central telefônica convencional

Originalmente, um PABX era uma grande unidade de hardware que precisava ser armazenada no local e operada manualmente. Essas máquinas podem ser muito caras para uma empresa, já que eram grandes, precisavam de instalações de armazenamento especiais, precisavam de reparos regulares e ser operadas manualmente.

Porque usar o PABX Virtual

Assinar uma solução em telefonia baseada em nuvem proporciona diversas vantagens muito importantes sobre a alternativa de comprar e manter o seu próprio sistema VoIP no local. Entre outros, estes benefícios incluem:

Economias Consideráveis

Telefonia baseada em nuvem requer investimentos inicias de capital muito baixo (principalmente se já houver uma rede de dados). Na maioria dos casos, telefones IP são os únicos investimentos de capital necessários, enquanto tecnologias convencionais requerem grandes gastos de capital com servidores, telefones, cabos, quadro de distribuição, instalação, salas dedicadas e refrigeradas para os equipamentos, e contratos de licenciamento e manutenção.

No mercado existe vário modelos de Telefones IP com valores bem acessíveis com preços a partir de R$ 99,00, loja no Mercado Livre.

Telefone IP
Telefone Voip Dlink Dph-100h
R$ 99,00 de Mercado Livre

Encargos de Manutenção

Em uma solução em nuvem, os encargos de manutenção, atualizações, monitoramento e conservação geral estão sobre os ombros do prestador de serviço. Isto economiza tempo, dinheiro e esforços adicionais.

Soluções e Flexibilidade

Diferente dos sistemas PABX tradicionais, novas soluções são adicionadas perfeitamente sem a necessidade de novos equipamentos ou licenças. Além disso, a nuvem permite que organizações se expandam sem limitações – o mesmo sistema suportando 10 telefones pode escalonar e expandir-se para 1.000 telefones ou mais.

Confiabilidade Maximizada

Devido ao fato de sistemas em nuvem estarem geralmente hospedados em diversos centros de dados por todo o país, a qualidade do serviço aumenta extremamente e a responsabilidade por redundância (e quaisquer falhas) recai somente sobre o seu prestador de serviço e da qualidade da conexão WAN.

As soluções de VoIP da TMC Telecomunicações oferecem todos os benefícios acima e muito mais. Como possuímos uma infraestrutura adequada para atender nossos clientes com Link Dedicado, Redes Privadas e Firewall, conseguimos oferecer soluções ilimitadas em telefonia VoIP com pacotes personalizados com tudo incluído e com nossa incomparável flexibilidade.

Nem tudo são mil maravilhas

Existem algumas preocupações sobre a prevalência de tecnologias baseadas em nuvem, a maioria sobre privacidade e segurança.

As informações em nuvens são basicamente confiadas ao provedor de serviços, e isso deixa alguns clientes cautelosos. No caso do PABX Virtual, isso significa efetivamente que o seu provedor de serviços recebeu os vários números de telefone e informações de contato da sua empresa e de seus clientes. A maioria dos provedores de serviços em nuvem tem políticas de privacidade específicas definidas para controlar o contato e o uso de suas informações.

É primordial que o provedor de serviços em nuvem ofereça uma boa segurança. Caso eles tenham qualquer violação de segurança, sua reputação seria prejudicada e poderia levar a uma perda de negócios, portanto, de certa forma, é imprescindível que um provedor de serviços ofereça aos clientes a melhor segurança possível.

A questão da privacidade é um pouco mais complicada. Embora existam medidas de segurança em vigor, como senhas e outros parâmetros, ainda é possível que sua conta seja invadida e que suas informações sejam roubadas.

No entanto, isso não é diferente de outros dados confidenciais que você já enviou pela Internet. Por exemplo, se você já fez uma compra usando seu cartão de crédito pela Internet, os riscos são os mesmos. Certifique-se de proteger suas informações e usar senhas seguras de alta entropia.

Usar um PABX Virtual como uma solução de telefonia de VoIP resolve muitos problemas que os serviço tradicional de PABX não atende, e é uma boa opção para as empresas que querem implementar um melhor mobilidade corporativa.

Por que a nuvem?

Empresas que insistem em possuir seu próprio hardware de telefonia geralmente ficam limitadas por estes sistemas até que eles se tornem obsoletos, resultando em gastos extremamente altos para comprar um novo sistema. Em contraste, porque a quantidade de equipamentos requeridos por uma solução em nuvem é mínima e software é atualizado continuamente, o risco de se tornar obsoleto é virtualmente inexistente. Não há necessidade de mudar seu hardware ou reorganizar sua infraestrutura existente.

Uma das maiores vantagens é que as soluções em nuvem permitem aos administradores controlar 100% do seu sistema, de qualquer lugar, a qualquer hora, ao alcance de seus dedos.

Usuários administradores podem ajustar planos de discagem, fazer upload de música de espera, visualizar relatórios e fazer quaisquer passos, adições e mudanças online em tempo real.

Com um PABX Virtual sua empresa não precisará se preocupar com a manutenção e os upgrades. Com a mesma desenvoltura da computação da nuvem, o sistema inteiro pode ser administrado virtualmente através do suporte técnico remoto, e nunca mais você precisará de uma assistência no local ou configurações em seus hardwares.

Somente uma solução puramente baseada em nuvem oferece este nível de controle e flexibilidade, proporcionando todos os benefícios de um sistema telefônico a nível empresarial sem qualquer custo, preocupações e aborrecimentos.

Portanto, se você precisa estar frequentemente fora do escritório, mas não quer perder suas chamadas, pode ficar conectado através do seu PABX Virtual. Isso garante maior mobilidade e liberdade ao usar o telefone da empresa.

Com tantos benefícios e se sua empresa ainda utiliza um sistema telefônico de PABX convencional vale a pena seguir os 6 passos antes de migrar para o PABX Virtual, que construímos para orientar as empresas.

A TMC Telecomunicações é o provedor de serviços de PABX Virtual que fica responsável por armazenar e gerenciar todos os dados que você deseja que o seu PABX Virtual retenha. Isso significa que suas chamadas estão conectadas a seus destinatários pela Internet pelo provedor de serviços.

Para oferecer um serviço ainda melhor também fazemos o backup de todas as informações relevantes que você deseja armazenar em caso de perda de dados se um computador travar. Esta replicação de dados é chamada de “redundância”.

Comments:0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *