Data Center

Data center, o que você precisa saber

Data center processa e armazena dados

Um data center se trata de um local destinado a concentrar os equipamentos que uma empresa ou organização utilizam para o processamento e armazenamento de dados.

Com ele é possível acolher milhares de servidores, outros bancos de dados informatizados e componentes auxiliares, como storages e ativos de rede (como, por exemplo, switches e roteadores). Nesse artigo daremos mais detalhes sobre a importância de um data center.

Data center processa grande quantidade de informações

Um data center montado tem o objetivo de processar de maneira adequada grande quantidade de informações, ininterrupta e confiavelmente.

Esses centros de processamento de dados são alojados em compartimentos ou salões com extrema proteção.

Dependendo da tecnologia de cada data center,  alguns dos quais trazem sistema contra incêndio, têm pisos elevados contra inundações e oferecem um fechamento contra acesso indevido de pessoal inabilitado ou não especializado. Além disso, precisam de monitoramento de temperatura, de forma a conservar os itens resfriados e no ambiente ótimo para funcionar.

Data center e estrutura de funcionamento

Para uma estrutura apropriada de funcionamento, ele deve, antes de mais nada, possuir uma infraestrutura de rede. Isso significa que ele precisa interagir com o tráfego IP (Internet Protocol) e outros protocolos de comunicação. Eles permitem endereçar e encaminhar os pacotes de dados que usam a rede mundial de computadores.

O projeto de servidores precisa atender bem a demanda da organização e carece da avaliação de pessoal especializado em TI. Tudo isso para chegar a um número rigoroso de quantos servidores e outros aparelhos serão necessários para esta zona.

É muito válido também que o data center seja alimentado por um sistema que evite oscilações ou a falta de energia elétrica. O qual poderá ser composto por no-breaks, geradores de potência e mesmo uma subestação elétrica, dependendo do porte da organização.

Mas tudo vai depender de cada empresa.  Além dessa estrutura de software e hardware em ambiente controlado. O data center precisa adotar várias medidas para resguardo dos dados, para o caso de, mesmo com tanta proteção, ocorrer um problema. Por isso, recursos como backup automático, servidores virtuais, entre outras soluções tecnológicas são bem-vindas para a boa funcionalidade do sistema.

 

Comments:0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *