cloud computing - tmc

A melhor maneira de usar cloud computing

É inevitável afirmar que a tecnologia nos dias de hoje tem transformado nossas vidas trazendo muitos benefícios que poucos anos atrás era inimaginável.

Já é possível, reservar um hotel ou chamar um taxi com um simples tocar na tela do smartphone.

As empresas estão muito mais dinâmicas e ágeis.

Podemos afirmar que essa revolução tem tudo a ver com o cloud computing, mesmo que muitos não se deem conta disso.

Traduzindo para o português cloud computing é computação na nuvem que nada mais é do que um servidor conectado na rede mundial de computadores, onde você e as empresas podem utilizar para o uso de diversas aplicações.

Grande parte das plataformas online atualmente faz uso da inovação para compartilhar e gerenciar dados, softwares e serviços sem precisar ter um servidor próprio, necessitando apenas de uma boa conexão de internet.

Esses serviços disponíveis por causa da tecnologia não se traduzem apenas na mobilidade urbana.

A informação fica na “nuvem” e pode ser acessada via computador ou celular.

O cloud computing se aproveita da conexão entre cada dispositivo para fornecer, em segundos, serviços que antes necessitavam de maior tempo ou sequer poderiam existir sem essa rede.

Manoel Veras destaca em seu livro: “Cloud Computing: nova Arquitetura da TI” que o avanço da tecnologia proporcionou a superação das limitações físicas. Ele destaca que Cloud é um serviço compartilhado, uma solução em rede que não depende da localização onde todas as informações podem ser acessadas, ou seja, de fora da instalação física.

Essa nova tecnologia tem avançado rapidamente e mudado a cultura dentro das empresas. Ao colocar arquivos na nuvem, as barreiras de localização são dissolvidas e o profissional desempenha simultaneamente diversas tarefas e não pode ter sua atuação limitada quando está fora do escritório.

As funções da cloud computing

O foco em armazenamento de dados na cloud computing permite que a tecnologia seja aplicada, dos projetos mais simples até plataformas em grande escala.

Como na funcionalidade de chamar um taxi. São aplicativos de taxi que utiliza cloud computing para coordenar em tempo real o veículo mais próximo da sua localização através do GPS, possibilitando escolher a forma de pagamento e até acompanhar a movimentação do táxi pelo GPS te proporcionando ir para a rua quando o táxi efetivamente estiver lá.

O UBER, o maior entre os aplicativos de taxis, anunciou que já extrapolou mais de 13 milhões de usuários no Brasil. Conforme mostrada no Link do Estadão.

O fato é que há várias soluções que estão completamente na nuvem e permitem aos usuários acessar esses serviços de qualquer lugar.

A cloud computing traz muitas vantagens

Com a facilidade da cloud computing, muitas empresas estão incorporando o modelo de nuvem em uma estratégia e processos de TI.

Os benefícios trazidos pela adoção dessa nova tecnologia são vários entre eles estão a flexibilidade, agilidade, praticidade e os custos que cabem no orçamento de empresas de diferentes tamanhos.

As soluções de cloud computing diferem de outras tradicionais por um motivo: permitem a contratação de produtos personalizados de acordo com a necessidade, porte e outras características do negócio. Quem contrata serviços na nuvem tem maleabilidade para decisões sobre a quantidade de processamento de dados necessários, as características de segurança adequadas, mobilidade, escalabilidade, entre outras.

Conforme prevê a consultoria Gartner, apenas no Brasil, o investimento em cloud computing vai superar a marca dos US$ 4,5 bilhões – e a tendência é de alta. Para 2020, a mesma consultoria vê o número chegar a US$ 20 bilhões.

Será que a nuvem é segura?

Óbvio que há um fator que é muito questionável pelas empresas antes de adotarem soluções em nuvem. Esse ponto é a segurança e compliance.

Priorizar a proteção das informações é o que fazem a maioria das empresas a relutarem por consumirem essa nova tecnologia.

De fato, diante de tantas informações, dados sendo trocados e trafegados na rede, parece bastante complicado gerir a segurança de uma corporação (principalmente quando há muitos aparelhos móveis conectados). A fim de fortalecer as políticas, sugere-se a implementação de um software para automatizar as aplicações de segurança.

Em alguns sistemas, é possível aplicar políticas relacionadas até à proibição da execução de aplicativos não autorizados. Além disso, pode ser interessante limitar quais aplicativos os arquivos anexados a e-mails podem abrir, para evitar que vírus se espalhem na rede.

Empresas que fornecem a solução de claud computing têm investido forte em processos de Segurança da Informação, como implantação de controles de senha, controle de acesso, criptografia, gestão de vulnerabilidades, risk management, backup, incidentes de segurança, continuidade de negócios e recuperação de desastres, certificação em PCI-DSS, SSAE 16, CASB (Cloud  Access Security Broker), best practices ISO 27001, Cloud Security Alliance, Governança de TI (ITIL e COBIT), investimentos em certificação Certified Cloud Security Professional (CCSP) para seus profissionais, além da conscientização dos colaboradores. Parcerias com fornecedores de segurança têm sido as estratégias destes provedores de cloud para garantir a proteção das informações de seus clientes.

Todo o cuidado em segurança que os provedores tem tomado proporcionou um aumento na segurança para 94% dos empresários que optaram pelas soluções relacionadas à nuvem. Foi o que constatou a pesquisa realizada pela RapidScale.

De fato, o uso dessa nova tecnologia vem favorecendo diversos aspectos em nossas vidas e principalmente para o mundo corporativo, tornando-o mais ágil e dinâmico, pronto para responder rapidamente às demandas do mercado.

É inevitável que para usufruir das soluções da computação da nuvem é imprescindível contar com uma conexão de internet.

Para quem utiliza dispositivos móveis contratar o serviço de um operadora de celular é a única alternativa.

Porém para as empresas há várias alternativas e o que recomendamos é uma solução de link dedicado que trará muito mais segurança, qualidade e estabilidade em sua conexão com os serviços na nuvem.

Aqui na TMC Telecomunicações oferecemos a solução de Link Dedicado ideal para sua necessidade. Clique aqui e agende com um consultor.

Comments:0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *