virtualização de desktop - tmc

Saiba sobre a Virtualização de desktop nas empresas

Estamos passando por um momento onda há crescentes demandas por acesso a desktops e aplicativos de qualquer lugar por causa da virtualização de desktop.

O acesso a desktops virtuais, por parte das empresas, forçou uma mudança na concepção de estrutura de TI e a forma como as empresas devem cuidar da sua rede.

Empresas que adotaram essa nova estruturação de TI obtiveram vários benefícios que proporcionou reduzir o tamanho e a complexidade do sistema de TI além de melhorar a experiência do usuário final.

A migração para a virtualização de desktops requerem muitos desafios, pois, passa para uma arquitetura centralizada, na qual as aplicações rodam em servidores compartilhados por todos os usuários.

A virtualização de desktops se refere ao conceito de eliminar o sistema operacional (OS) usado em cada máquina ao qual o usuário necessita para acessá-la.

Tipos de tecnologias de virtualização de desktops

Existem vários modelos conceituais diferentes de virtualização de desktops, que podem ser divididos em duas categorias baseado na aplicação do sistema operacional que poderão ser executada local ou remotamente.

É importante observar que nem todas as formas de virtualização de desktops envolvem o uso de máquinas virtuais (VMs).

As formas de virtualização de desktops baseadas em servidor exigem que os usuários visualizem e interajam com seus desktops em uma rede usando um protocolo de exibição remota.

Como o processamento ocorre em um data center, os dispositivos clientes podem ser PCs tradicionais, mas também thin clients , zero clients , smartphones e tablets. Exemplos de tecnologia de virtualização de desktop baseada em host incluem:

Máquinas virtuais baseadas em servidor: cada usuário se conecta a uma máquina virtual individual hospedada em um data center. O usuário pode se conectar à mesma Máquina Virtual várias vezes, permitindo a personalização (conhecida como desktop persistente) ou receber uma VM aleatória de um pool (uma área de trabalho não persistente).

Hospedagem compartilhada:

os usuários se conectam a uma área de trabalho compartilhada que é executada em um servidor. Os Serviços de Área de Trabalho Remota da Microsoft, anteriormente Serviços de Terminal, usam essa abordagem cliente-servidor. Os usuários também podem se conectar a aplicativos individuais em execução em um servidor; Essa tecnologia é um exemplo de virtualização de aplicativos.

Máquinas físicas baseadas em host:

o sistema operacional é executado diretamente no hardware físico de outro dispositivo.

Os tipos de virtualização de desktops baseados no cliente exigem que o processamento ocorra em hardware local; o uso de thin clients, zero clients e dispositivos móveis não é possível. Esses tipos de virtualização de desktops incluem:

Fluxo do sistema operacional:

o sistema operacional é executado em hardware local, mas inicializa em uma imagem de disco remoto na rede. Isso é útil para grupos de desktops que usam a mesma imagem de disco. O streaming do sistema operacional requer uma conexão de rede constante para funcionar; O hardware local consiste em um fat-client com todos os recursos de um computador desktop completo, exceto um disco rígido.

Máquinas virtuais baseadas em cliente:

uma máquina virtual é executada em um PC totalmente funcional, com um hipervisor no lugar. As máquinas virtuais baseadas em cliente podem ser gerenciadas através da sincronização regular da imagem do disco com um servidor, mas não é necessária uma conexão de rede constante para que funcionem.

Virtualização de desktop versus infraestrutura de desktop virtual

Os termos virtualização de desktop e VDI (Virtual Desktop Infrastructure, infra-estrutura de desktop virtual) geralmente são usados ​​de forma intercambiável, mas não são os mesmos. Embora a VDI seja um tipo de virtualização de desktop, nem toda a virtualização de desktops usa a VDI.

A VDI refere-se ao uso de VMs baseadas em host para fornecer desktops virtuais, que surgiram em 2006 como uma alternativa aos Serviços de Terminal e à abordagem cliente-servidor da Citrix para a tecnologia de virtualização de desktops. Outros tipos de virtualização de desktops – incluindo o modelo hospedado compartilhado, máquinas físicas baseadas em host e todos os métodos de virtualização de clientes – não são exemplos de VDI.

Principais fornecedores de desktops virtuais

À medida que a presença da infraestrutura de desktops virtuais cresceu, a VMware – que surgiu com o termo – uniu-se à Citrix e à Microsoft como líderes no mercado de virtualização de desktops. Outros fornecedores que oferecem vários tipos de tecnologia de virtualização de desktops, concentrando-se principalmente na virtualização de clientes e na virtualização de desktops remotos, incluem a Parallels International , a LogMeIn Inc. e a Splashtop Inc.

Há também muitos fornecedores terceirizados cujos produtos e serviços visam melhorar o gerenciamento, a segurança e a usabilidade de desktops virtuais. Essas ofertas abrangem desde ferramentas de monitoramento e gerenciamento de aplicativos até software de gerenciamento de ambiente de usuário e otimização de largura de banda.

Comments:0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *